Agência Virtú

ChatGPT pode administrar empresa e criar aplicativos ‘sozinho’

Notícias

Novidades

20/09/2023 12:07h

ChatGPT pode administrar empresa e criar aplicativos ‘sozinho’

O boom da IA generativa abriu portas para oportunidades únicas, algumas que nunca imaginamos que poderiam ser exploradas. É certo que muitas pessoas ainda têm reservas em relação à nova tecnologia — principalmente quando o assunto é privacidade e segurança,.

No entanto, a tecnologia em constante (e rápida) evolução também teve suas vitórias. Segundo um novo estudo, o ChatGPT conseguiria, por exemplo, administrar uma empresa de software com o mínimo de assistência humana.

O que você precisa saber

Um grupo de pesquisadores da Brown University e de várias universidades chinesas testou chatbots de IA alimentados pelo modelo de linguagem GPT 3.5 para determinar se a IA poderia ser aproveitada para desenvolver software sem treinamento prévio, informou o Business Insider.

  • O processo envolveu a criação de uma empresa fictícia de desenvolvimento chamada ‘ChatDev’.
  • Os pesquisadores delegaram diversas funções aos bots de IA. As funções variavam de design, programação e mais. 
  • Curiosamente, os bots de IA “conversaram” entre si, procurando esclarecimentos e partilhando informações com intervenção mínima de humanos. Imitando o fluxo de comunicação entre colegas em uma empresa tradicional.
  • O estudo afirma ainda que a empresa improvisada poderia concluir um projeto de software “em menos de sete minutos” e por “menos de um dólar”.

Em média, o desenvolvimento de softwares de pequeno porte utilizando IA levou 409,84 segundos (menos de 7 minutos). Para efeito de comparação, os ciclos tradicionais de desenvolvimento normalmente requerem de 2 a 4 semanas ou vários meses, dependendo do projeto. 

Além disso, os pesquisadores citam uma alta taxa de sucesso de 86,66% no processo de desenvolvimento de software. Por fim, a pesquisa também indicou que os bots de IA poderiam identificar e solucionar problemas sem intervenção “aproveitando suas capacidades de memória e autorreflexão”.

Empregos em risco?

Mesmo que a tecnologia possa administrar uma empresa e realizar grandes feitos, como desenvolvimento de software sem treinamento prévio, ainda não há motivos para pânico entre os profissionais humanos. Pelo menos é o que mostra um relatório da Microsoft.

Segundo o documento, 70% dos trabalhadores entrevistados estavam ansiosos para aproveitar as capacidades da IA ​​e diminuir a sua carga de trabalho, indicando ainda que não estavam preocupados em perder os seus empregos para a tecnologia.

Dito isso, vale ressaltar que o ChatGPT também está em uma fase descendente, experimentando declínio na sua base de usuários por três meses consecutivos.

 

Fonte: Olhar Digital

Está com dúvidas?

Entre em contato pelo WhatsApp!

Você já vai para o WhatsApp!

Mas antes, preencha os campos abaixo para que possamos lhe conhecer melhor:

Nome completo:
Mensagem: