Virtù - Agência de Marketing & Comunicação

Marketing Digital com foco em Resultados: O novo Marketing Digital

  • 12/09/2017 09:32h
  • Novidades
  • 160
  • Compartilhe!

    Marketing Digital com foco em Resultados: O novo Marketing Digital

    Você já ouviu falar de Marketing Digital com foco em Resultados, certo? Não?! e de Marketing Digital? Esse é bem provável que sim! Pois tem sido amplamente falado e divulgado nos últimos anos como um mercado em ampla expansão muitas das vezes representado por agências de marketing digital e pelos mais diversos profissionais especializados nas mais diversas ferramentas, mídias sociais etc.

    Dentre os diversos profissionais que surgiram com o advento do crescimento e da expansão das mídias sociais e da necessidade cada vez mais latente das grandes e pequenas empresas por profissionais especializados e em acompanhar o mercado, surgiu a figura do Consultor de Marketing Digital. Mas afinal o que um Consultor de Marketing Digital faz? Quem é esse profissional que passou a ser tão requisitado de uma hora para outra?

    De uma maneira bem resumida ele é responsável por analisar o propósito e a situação atual da empresa para em seguida elaborar um plano de marketing digital que contemple a estratégia em nível macro da empresa e um detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas abrangidas pelo marketing digital de forma a atingir os objetivos e metas determinados na etapa de planejamento estratégico. Ou seja, de uma forma bem resumida ele será o "maestro" que irá orquestrar e executar toda a estratégia definida na fase de planejamento afim de que as ações implementadas gerem os resultados esperados.

    No âmbito do planejamento, geralmente as ações são definidas como:
    • Objetivos da presença online da marca;
    • Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
    • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
    • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
    • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.

    Marketing Digital com foco em Resultados: O que é e qual o seu grande diferencial?

    Ok já entendemos quem é e o que o Consultor de Marketing Digital faz certo? Agora que isso está claro vamos esclarecer a diferença entre o Marketing Digital como é conhecido hoje e o Marketing Digital com foco em Resultados. Bem, você deve estar se perguntando, mas não seria praticamente a mesma coisa? Você planeja ações, as executa e gera resultados não é isso? Errado! Está bem vou ser justo, não está de tudo errado. Acontece que a pequena grande diferença está exatamente no que consideramos como "resultados", "Mas como assim?!!” Você deve estar pensando, calma que eu já te explico.

    No Marketing Digital com foco em Resultados apesar da essência ser a mesma os Resultados que se busca são completamente diferentes. Enquanto no marketing digital como vinha sendo praticado vamos dizer assim nesse modelo “tradicional” o que se considera como resultados são mais curtidas, "likes", "joinhas", nº de fãs, nº de seguidores, comentários etc..e apesar desses aparentes “resultados” sempre ficava aquela pergunta "quanto disso se converteu em vendas, em aumento de faturamento, ROI?". Já o Marketing Digital com foco em Resultados veio justamente como uma forma para "responder" a essas perguntas, então a grande diferença é que todas as ações têm o único e exclusivo propósito de converter o máximo de esforços em vendas, preferencialmente as oriundas do ambiente online, enquanto que o marketing digital como vinha sendo praticado até pouco tempo tinha como missão apenas garantir mais visibilidade e uma presença online mais eficiente.

    Portanto, o marketing digital chamado agora de "tradicional" por não ter um foco direcionado para vendas não deixava de fato de cumprir o seu papel e nem o que estava sendo prometido, e dessa forma os investimentos realizados realmente acabavam por não trazer o retorno esperado ou ficavam muito aquém das expectativas. 

    Fonte: Portal Administradores 

    Virtù - Agência de Marketing & Comunicação